“Para mim, Reinaldo Rueda é o melhor técnico da Colômbia”, diz auxiliar Redín

Braço direito de Reinaldo Rueda, o também colombiano Bernardo Redín chegou ao Flamengo junto com o treinador. O auxiliar de 54 anos diz ser uma honra e um desafio muito grande trabalhar no Flamengo.

Redín conhece o Flamengo há décadas. Ainda como jogador, pelo Deportivo Cali, Redín enfrentou o Flamengo de Zico e companhia no Maracanã, pela Libertadores de 1981. Resultado? 3×0 Flamengo, com dois de Zico e um de Chiquinho.

Pouco tempo depois, Redín recebeu proposta do Flamengo, mas não foi liberado pelo time colombiano. Agora finalmente 100% ligado do rubro-negro, o auxiliar de Rueda contou uma pouco sobre sua carreira e expectativa no Flamengo ao Globoesporte.com.

Chegada ao Flamengo

É uma honra e um desafio muito grande trabalhar num dos maiores clubes do Brasil. Tenho muita expectativa de que tudo saía muito bem por aqui. Tínhamos outras ofertas, mas a verdade é que quando se tem uma chance dessa não se pensa muito. Se pensa mais nas possibilidades que existem de seguir fazendo coisas grandes. Só conseguindo coisas grandes se permanece num clube desse tamanho.

Desafio de estrangeiros no Brasil

Primeiro temos que trabalhar a consciência. Tirar o que tem de melhor dos jogadores. Vamos apoiá-los, com ótimo material que temos aqui e começar a ganhar. Quem sabe estamos a 180 minutos de conseguir algo importante aqui. Quem sabe Deus nos dê esse presente, tenha deixado guardado isso para a gente ir cimentando nossa trajetória aqui.

A dupla com Valderrama

Eu e Carlos Valderrama somos muito bons amigos. Excelente amigos dentro e fora do campo. De 1985 a 1991 jogamos juntos no Deportivo Cali e em seleções de Colômbia. É um jogador de muito bom “pie” (técnica”, jogava muito bem. E juntos nos completávamos.

Carlos era mais pensante e estático, eu tinha muito mais mobilidade. Também fazíamos muitas tabelas ou “paredes” como se diz em Colômbia. E eu chegava mais ao gol. Carlos não.

A parceria com Rueda

Conheço Reinaldo desde 1981. Quando cheguei em Cali com 18 anos ele já trabalhava na base do Deportivo. Somos bons amigos também. O admiro desde sempre, acompanhei sua carreira toda. Ele é uma pessoa muito estudiosa, muito respeitosa, muito comprometida com o futebol, é inquieto, um excelente técnico, o “mister”. Para mim é o melhor técnico da Colômbia.

Ele se preparou muito bem fora do país e me chamou para trabalhar com ele. Estou muito feliz de aprender com ele. Somar meu conhecimento tudo que ele conseguiu em sua carreira esportiva. Estou muito feliz com ele.

Encerrar fama de estrangeiros “pé frios”

Primeiro temos que trabalhar a consciência. Tirar o que tem de melhor dos jogadores. Vamos apoiá-los, com ótimo material que temos aqui e começar a ganhar. Quem sabe estamos a 180 minutos de conseguir algo importante aqui. Quem sabe Deus nos dê esse presente. É importante ir cimentando nossa trajetória aqui.

Entrada de técnicos estrangeiros

Na Colômbia, estamos abertos a aprender de todos, de argentinos, de brasileiros, de todos lugares do mundo. Todos os dias aprendemos com todos. Em Colômbia, não há problema se vão chegar técnicos estrangeiros. (Nota da redação: o argentino José Pekerman é o técnico da seleção colombiana.)

Enfrentar o Fla na Libertadores de 1981

Chego em Cali em fevereiro de 1981. E me inscrevem na Libertadores. Eu era o mais jovem do grupo, tinha 18 anos. Tínhamos uma partida importante em Cali, um clássico local, então mandaram um grupo misto para o Rio. Eu vim. Íamos jogar, primeiro, no Maracanã, depois contra o melhor time daquele momento, o Flamengo, que era base da seleção brasileira. Uma recordação linda que ainda guardo. São coisas que a gente nunca esquece.

A transferência frustrada

Em 1987, tinha ido muito bem no pré-olímpico na Bolívia, depois na Copa América da Argentina, que a Colômbia ficou em 3º lugar. Houve oferta de jogar no Flamengo e também outra do Independiente de Avellaneda, mas o Cali não queria perder seus jogadores. Na época não se podia fazer uma pressão para sair. Os clubes eram donos dos direitos esportivos dos jogadores.

Mas fiquei encantado. Seria lindo jogar no futebol brasileiro. Eu era um torcedor da seleção. Só Deus sabe o que faz, que depois de tanto tempo eu esteja aqui.

Formação fora do campo

Temos grandes referências no futebol colombiano. Francisco Maturana, Reinaldo Rueda, são as grandes referências do nosso futebol. Eu me preparei na Universidad de Cauca, fiz cursos, fui a seminários, sempre tive muitos contatos com treinadores. No dia a dia estou me preparando para adquirir conhecimento e crescer na carreira.

O post “Para mim, Reinaldo Rueda é o melhor técnico da Colômbia”, diz auxiliar Redín apareceu primeiro em Coluna do Flamengo - Notícias, colunas, contratações, jogos e mais.



from Coluna do Flamengo – Notícias, colunas, contratações, jogos e mais http://ift.tt/2wJFNGY

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallpaper: “A primeira ceifada a gente nunca esquece!”

Jorge na mira do Santos, centroavante titular na estreia da Taça Rio, e mais: confira no #ResenhaAoVivo

Fluminense x Flamengo: Vote no BOLA MURCHA da partida

Conselho Deliberativo aprova aplicação de novo patrocínio para o Flamengo

Regata de treino do Flamengo terá cor diferente; clube lança nesta quinta nova coleção

NOTÍCIAS: PATROCÍNIO MASTER | JUNIOR URSO | RAFINHA ACEITA REDUÇÃO SALARIAL | TRAUCO PODE SAIR

Campeão da Copinha, zagueiro Patrick será emprestado pelo Flamengo a clube dinamarquês

Escalação de Gabigol pelos lados do campo agrada Abel Braga: “Posição que ele gosta”