15 anos depois, por onde anda Kleberson, destaque do Penta?

Nesta sexta-feira, dia 30 de junho de 2017, completam-se 15 anos da conquista do Pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002. Neste dia, o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0, no Estádio Internacional de Yokohama, com dois gols de Ronaldo “Fenômeno”, e finalmente colocou a 5ª estrela acima de seu escudo.

Tanto tempo depois, ainda há muita discussão sobre quem foi o jogador mais importante daquela campanha. Teria sido Ronaldo, o artilheiro da competição, que fez oito gols no torneio? Ou Rivaldo, o mais regular e autor dos tentos chave contra Bélgica e Inglaterra? O próprio Luiz Felipe Scolari, técnico daquele time, opinou à ESPN Brasil que o camisa 10 foi o grande nome do Brasil na Coreia do Sul e Japão.

Pouco se fala, porém, da importância de José Kleberson Pereira para o Brasil sagrar-se campeão do mundo.

O volante, hoje com 38 anos e aposentado do futebol, era apenas um garoto de 22 anos, que havia se destacado em 2001 no título brasileiro do Atlético-PR, quando foi chamado por Felipão para integrar o grupo recheado de craques que iria à Ásia tentar a conquista do Penta.

Durante a competição, porém, Kleberson substituiu Juninho Paulista, que havia iniciado a Copa como titular, e deu o equilíbrio que faltava ao 3-5-2 de Scolari. Formou ótima parceria com Gilberto Silva, e jogou muito contra Bélgica (oitavas), Inglaterra, (quartas), e Turquia (semi).

Foi na final contra a Alemanha, porém, que o então camisa 15 apareceu para o mundo. Ele simplesmente “comeu a bola” em Yokohama, marcando como um leão, distribuindo as jogadas, acertando uma bola no travessão de Oliver Kahn e ainda dando a assistência para o 2º gol brasileiro, com corta-luz genial de Rivaldo e batida no canto do “Fenômeno”.

A partida espetacular elevou Kleberson ao estrelato. Meses depois, ele seria contratado por 6,5 milhões de euros (R$ 24,3 milhões, na cotação atual) pelo Manchester United, sendo apresentado como astro da seleção brasileira e campeão do mundo pelo técnico Alex Ferguson no gramado de Old Trafford.

Cristiano Ronaldo Kleberson Alex Ferguson Apresentação Manchester United 13/08/2003

Ao seu lado naquele dia, um jovem atacante português, contratado como promessa do Sporting, também foi apresentado pelos Red Devils. Pouco se sabia sobre o garoto. Só que se chamava Cristiano Ronaldo…

O lance que colocou Kleberson na história

‘Nem acreditei quando vi meu nome na lista’

Um ano antes da Copa, Kleberson se via no radar da seleção, apesar de admitir que as chances de estar no grupo do Penta eram pequenas. Um ex-treinador que lhe conhecia bem, porém, tratou de lhe ajudar.

“Eu tinha jogado muito bem no título brasileiro de 2001 e sabia que estava no radar da seleção. Ainda mais porque o Antônio Lopes [auxiliar de Felipão no Mundial] tinha trabalhado comigo pouco tempo antes no Atlético-PR e visto minha transição para o profissional. Quando ele virou coordenador na seleção, falou coisas positivas ao meu respeito para o Felipão”, conta o ex-volante, em entrevista ao ESPN.com.br.

A primeira convocação de Kleberson veio em um amistoso contra a Bolívia, em que o Brasil chamou apenas atletas que atuavam no próprio país, como Edílson, Luizão, Kaká e Gilberto Silva, e goleou por 6 a 0.

“Fizemos um belíssimo jogo, eu fiz gol e dei assistência. Ainda por cima, usei a camisa 10 que um dia foi de Zico e do rei Pelé! Foi um dia mágico, eu me senti nas alturas. Nunca imaginei que teria essa honra, ainda mais na minha estreia pela seleção. Foi acima de todas as expectativas que eu tinha”, lembrou, emocionado.

15 anos depois, Kleberson diz que ali começou a “conquistar” Luiz Felipe Scolari. No entanto, ele revela que não tinha expectativas de estar no grupo já para o Mundial de 2002. Sua ideia era ir conquistando seu espaço na seleção aos poucos e jogar outra Copa: a de 2006, quando estaria no auge físico, aos 27 anos.

“No amistoso contra a Bolívia, acho que dei o primeiro passo com o Felipão. Eu tinha só 22 anos, e meu pensamento era estar na seleção para quem sabe pegar uma vaga na Copa de 2006, quando eu já teria uma rodagem maior. Só que as coisas foram acontecendo de outra maneira para mim”, relata o ex-Atlético-PR.

Na sequência do jogo em Goiânia, Kleberson esteve novamente com a seleção na vitória por 1 a 0 sobre a Arábia Saudita, em Riad, no dia 6 de fevereiro de 2002. Foi novamente titular, sendo substituído no segundo tempo por Djalminha. Curiosamente, foi do atleta do La Coruña o golaço de falta da vitória. No entanto, o destaque do Atlético-PR seguiu sendo lembrado por Felipão, inclusive quando o treinador começou a mesclar atletas do futebol nacional e estrangeiro nas convocações antes do Mundial.

“Fui chamado depois para amistoso com os jogadores do exterior e aí bateu um nervosismo enorme. Eu estava acostumado a ver Ronaldo, Rivaldo, Cafu e Roberto Carlos só na TV e no videogame. De repente, estava sentado ao lado deles na mesa do café da manhã e jogando junto (risos). Deu um puta frio na barriga! Mas depois tive a tranquilidade suficiente para trabalhar e buscar meu espaço”, ressalta Kleberson.

No fim das contas, Scolari apostou em Kleberson e o chamou para ir à Copa do Mundo de 2002.

“O Felipão acreditou em mim e continuou me levando para os jogos, mas só acreditei mesmo que ia para a Copa do Mundo quando saiu a lista final (risos). Não tinha certeza que tinha carimbado a vaga antes, apesar de ter ido bem nos amistosos. O leque estava muito aberto, havia muitos jogadores em grande fase que poderiam ser chamados. E eu estava apenas começando! Nem acreditei que tinha sido chamado. Só quando vi meu nome lá é que a ficha caiu mesmo”, relembra, citando a relação anunciada em 7 de maio de 2002.

Mais de uma década depois, o ex-volante revela que um encontro com Paulo Roberto Falcão, ídolo do Internacional e da Roma e à época comentarista da TV Globo, foi decisivo para que ele tivesse a confiança necessária para lutar por uma vaga no Mundial, mesmo sabendo que muitos craques estavam na briga.

“Tem uma pessoa que foi fundamental para mim nesse processo, porque foi uma das que mais me motivou: o Falcão. Nos amistosos para a Copa, estávamos em pré-temporada, acabou um treino e ele ficou ao meu lado. Estávamos só nos dois conversando. Ele olhou para o campo e começou a falar: ‘Você vai jogar esse Mundial e tem tudo pra ser titular. Dentro do grupo não tem ninguém com a característica igual a sua, de marcar e sair em velocidade. Você precisa acreditar em você e tem tudo para ajuda a seleção'”, relata.

“Na hora eu nem acreditei. Parei para pensar: ‘Quem está falando isso para mim não é qualquer um. É o Falcão, cara! Um dos maiores jogadores de todos os tempos e que tem história na seleção. Um cara que tinha uma classe tremenda, está parado aqui do meu lado e falando isso. Não teria razão para ele falar isso se não fosse verdade. E, se o Falcão está falando isso, porque eu não vou acreditar em mim?'”, acrescenta.

“Isso me deu mais força e comecei a treinar mais forte e a acreditar ainda mais em uma oportunidade. Só queria ter uma chance para fazer meu máximo e não sair mais do time. E a chance veio!”, celebra.

Kleberson Beletti Gilberto Silva Comemoram Penta Brasil Alemanha Final Copa do Mundo 2002 30/06/2002

‘Eu e Gilberto Silva fomos comendo pelas beiradas’

Nos meses antes da Copa-2002, Kleberson e Gilberto Silva estavam longe de serem os mais cotados para formar a dupla de volantes do 3-5-2 de Felipão na Coreia do Sul e Japão. No entanto, eles foram “comendo pelas beiradas” e ganharam a posição com justiça, virando pilares da equipe na conquista do Penta.

“Antes da Copa, eu e o Gilberto Silva éramos desconhecidos da maioria do público, apesar de jogarmos no Brasil. Éramos só o complemento de grupo. Mas a gente foi como bom mineiro, apesar de eu ser paranaense, quietinho e comendo pelas beiradas até virarmos titulares (risos)”, lembra Kleberson.

“Se você olhar a preparação até a final da Copa do Mundo, ninguém imaginava, provavelmente nem o Felipão, que iríamos surpreender tanto. Não era pra sermos os titulares, a gente na teoria seria preparado para ser opção para a próxima geração, em 2006. Mas a responsabilidade foi dada para a gente e estávamos bem preparados e conscientes do que fazer. Não é fácil bem novo assumir uma responsabilidade dessas, em plena Copa do Mundo, e fazer um trabalho como nós fizemos. Não é para qualquer atleta!”, salienta.

Gilberto Silva iniciou o Mundial como titular, mas Kleberson foi banco nas primeiras partidas do Brasil, já que Luiz Felipe Scolari tentava encaixar uma formação com Juninho Paulista como titular. A primeira chance do paranaense veio no último jogo da fase de grupos, o 5 a 2 na “pelada” contra a Costa Rica.

“Eu comecei a Copa no banco de reservas e fui entrando aos poucos. Lembro que joguei contra a Costa Rica porque o Felipão poupou a maioria dos titulares, já que estávamos classificados porque tínhamos vencido Turquia e China. Aquilo foi importante para eu perder o frio na barriga da estreia”, recorda o ex-atleta.

Kleberson diz que ganhou a vaga porque acabou dando o equilíbrio que faltava à seleção.

“O Juninho estava muito bem na Copa, mas era um meia-atacante, não um volante. O Felipão queria alguém que pudesse ajudar o Gilberto Silva na marcação do meio-campo, porque quase todo mundo atacava no nosso time (risos). Acho que do nosso time só o coitado do Roque Júnior ficava lá atrás desesperado, com os braços abertos toda hora, gritando ‘volta, volta!’ (risos)”, brinca Kleberson.

O então jogador do Atlético-PR conquistou Scolari de vez quando entrou aos 36 do segundo tempo das oitavas de final contra a Bélgica. O Brasil vencia por 1 a 0, gol de Rivaldo, mas os europeus pressionavam em busca do empate, com Marcos fazendo grandes defesas. Aos 42 minutos, em uma ótima arrancada pela direita, Kleberson deu assistência perfeita para Ronaldo bater e fazer o 2 a 0, garantindo a classificação.

Na partida seguinte, o volante virou titular contra a Inglaterra, em uma jogada de mestre de Scolari.

“Um dia antes deste jogo contra os ingleses, na hora do lanche, o Felipão encontrou comigo no corredor e disse: ‘Guri, se prepara que amanhã você vai entrar jogando’. Eu fui lá no céu na hora! Ia jogar uma partida importantíssima, contra um dos favoritos ao título. Eles tinham Owen, Beckham, Scholes, Ferdinand, caras top. Tive esse desafio e foi muito bom. Minha função era ficar mais de olho no Scholes, que tinha muita categoria e chutava bem demais de longa distância. Tive depois o prazer de jogar com ele no United”, conta.

Kleberson também foi titular no apertado 1 a 0 sobre a Turquia, partida que ficou marcada pela perseguição de quatro defensores turcos ao atacante Denílson nos minutos finais do duelo.

“A Turquia era uma pedreira, e a semifinal foi cercada de um clima diferente, por tudo o que havia acontecido na esteia da Copa. Eles reclamaram muito do pênalti que o juiz marcou no Luizão e também da expulsão do cara que chutou a bola no Rivaldo. Eles estavam magoados. Tanto é que, no lance em que o Denílson pega a bola, vêm quatro para cima dele (risos). Isso mostra o quanto eles estavam feridos”.

Kleberson Marcos Comemoram Vitoria Brasil Turquia Copa do Mundo 2002 26/06/2002‘A final contra a Alemanha foi meu maior jogo’

Confirmado como titular para a final contra a Alemanha, Kleberson procurou descansar e relaxar.

“Antes da final, estávamos muito conscientes do que tínhamos que fazer. Rolava muita brincadeira, descontração e um dia antes a final ficamos conversando, contando piada, jogando videogame e carteado. A gente sabia que tinha uma decisão, mas estávamos confiantes, com um sentimento de família mesmo. Não víamos a hora de entrar e jogar logo, mas ao mesmo tempo sabíamos que estava acabando. Depois daquele jogo, cada um ia para seu lado e aquela família iria se separar, era uma sensação diferente, mas muito positiva”, rememora.

“A verdade é que não tinha muita coisa pra fazer no quarto (risos). A TV era em japonês e não entendíamos nada. Não tinha nada dessas tecnologias de hoje, com notebooks, celular… Lembro que tínhamos que ligar um DVD ou CD, porque nem existia MP3 (risos). Lembro que dormi relativamente cedo, por volta de umas 22h30 ou 23h. Eu achei que não iria dormir, mas tive uma noite bem tranquila”, conta o ex-camisa 15.

Quando acordou no dia 30 de junho de 2002, Kleberson sentiu que tinha uma missão a cumprir.

“Na hora em que acordei, parecia que estava levantando com todas as pessoas que tinham me ajudado até então na carreira. Eu tinha uma responsabilidade muito grande, porque era do interior do Paraná, estava representando o Atlético-PR e todo o Estado. Na história, nenhum jogador tinha saído de um clube paranaense e jogado uma final de Copa. Imagina quantas pessoas tinham trabalhado ao longo dos anos para que eu conseguisse chegar até ali? Não podia deixar de fazer o que eles me ensinaram”, relata.

Contra os alemães, Kleberson mais uma vez brilhou. Ocupando vários espaços, parecia se multiplicar em campo, desarmando o adversário e carregando a bola para os grandes craques do time resolverem.

“Eu tive a facilidade de ir muito bem nesse jogo, porque os alemães estavam preocupados em marcar Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo ‘Fenômeno’. Eles nunca imaginavam que eu poderia fazer o que fiz! Eu estava com muito espaço para jogar e as coisas estavam fluindo. Parece que o esquema de jogo do Felipão não foi para o ataque, mas para o meio-campo jogar. Gilberto Silva me deu um suporte defensivo muito bom e procurei sair sempre em velocidade. Cheguei muitas vezes como surpresa. Graça a Deus, consegui me destacar e fazer uma bela partida”, celebra.

Kleberson, aliás, quase foi o grande herói do Penta, já que, quando o placar ainda estava 0 a 0 e a partida se mostrava difícil para a “família Scolari”, o volante acertou o travessão de Oliver Kahn, que foi eleito melhor jogador da Copa.

“Eu quase fui o herói do Penta! Cara, você acredita nisso (risos)? Eu lembro da bola no travessão e muita gente depois falou: ‘Como essa bola não entrou?’. E eu respondo: ‘Mas aí seria querer demais. Deixa o Ronaldo, quem tem que fazer o gol é ele. A gente está ali só para dar o suporte. A gente quis dar um sustinho, só para ele ficar esperto (risos)’. O ‘Fenômeno’ tem muita estrela e merecia demais aqueles gols, até por tudo o que passou antes da Copa, com as lesões e a pressão em cima dele por causa da final de 98. Era tudo para ele estávamos dando o suporte”, cita Kleberson.

Para o ex-meio-campista, aquele foi seu maior momento pela seleção brasileira.

“Foi a minha melhor partida com a camisa amarelinha, sem dúvidas. Poderia ter sido totalmente ao contrário… Eu poderia ter ficado na história como vilão, como a aposta que deu errado… Mas, como diria o Joel Santana, o ‘papai do céu’ foi muito carinhoso comigo e fiz um belíssimo jogo (risos)”, diverte-se.

“Esse jogo revolucionou a minha vida. tudo aconteceu de forma muito rápida e positivamente. A gente sabe que ganhar Copa é muito difícil e precisa estar preparado. Só vieram coisas boas para mim. Me orgulho de tudo isso e de ter feito o meu melhor. É o que levo de mais valioso na minha carreira”, emociona-se.

Por onde anda Kleberson?

Kleberson irá defender o Fort Lauderdale StrikersHoje com 38 anos, Kleberson mora nos Estados Unidos, onde defendeu Philadelphia Union, Indy Eleven e Fort Lauderdale Strikers, seu último clube antes decidir pendurar as chuteiras, no início de 2017.

Com vontade de seguir ligado ao futebol, o ex-volante se prepara agora para virar treinador, enquanto aguarda um jogo de despedida para colocar o ponto final em sua carreira, que ainda teve passagens por clubes como Manchester United, Besiktas, Flamengo e Bahia, além de um retorno ao Atlético-PR em 2011.

Pela seleção, ele esteve também no grupo da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, mas desta vez não conseguiu voltar com a taça – o Brasil caiu nas quartas. À época, ele estava defendendo o Flamengo.

“Eu parei de jogar e quero fazer um jogo de despedida para encerrar de maneira bonita minha carreira de atleta. Agora, estou estudando para ser treinador. Estou fazendo o curso da CBF e fiz uns estágios no Philadelphia Union e uma semana no Atlético-PR com o Eduardo Baptista. Quero me capacitar e entrar nesse mercado, que tem muitos nomes novos. Quero me preparar antes, para quando chegar a oportunidade estar pronto. Aprendi muita coisa com o futebol e quero passar isso para frente”, ressalta.

Voltar a morar no Brasil, porém, no momento está descartado pelo Pentacampeão.

“Eu penso sempre em voltar ao Brasil, por causa da paixão do futebol e pelo nome que construí. Mas pretendo iniciar minha carreira aqui nos Estados Unidos, porque conheço bastante o funcionamento das ligas por aqui”, afirma.

“Já até tive uma experiência como auxiliar-técnico do Indy Eleven, em 2015, por seis meses. Acabei gostando. Tem muitos jogadores jovens aqui, na faixa de 18, 19 anos, que não me viram jogar ou lembram pouco. Isso é bacana, porque você vai contando histórias e quando eles descobrem tudo o que você passou, aprendem a reconhecer e respeitar”, cita.

Suas principais inspirações como técnico serão dois grandes nomes que o comandaram em seus melhores anos.

“Fui treinado por alguns dos melhores do Brasil e do mundo. Felipão me deu todo apoio e bancou minha convocação para 2002 e sou muito grato por isso. Outro que me ensinou muito foi o Alex Ferguson. por toda histórias dele dentro do United e do futebol inglês. A forma como ele tratava os jogadores, o olhar técnico e tático dos jogos, os jogadores que ele trazia para o clube e o modo como lidava com as estrelas. Aprendi muita coisa na Inglaterra. Cada treinador que tive na carreira me ensinou alguma coisa”, encerra o destaque do Penta.

Fonte: ESPN

O post 15 anos depois, por onde anda Kleberson, destaque do Penta? apareceu primeiro em Coluna do Flamengo - Notícias, colunas, contratações, jogos e mais.



from Coluna do Flamengo – Notícias, colunas, contratações, jogos e mais http://ift.tt/2u6tRv9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudanças no visual: você reconheceu todas as alterações nos escudos do Flamengo?

Jorge na mira do Santos, centroavante titular na estreia da Taça Rio, e mais: confira no #ResenhaAoVivo

De olho na artilharia! Flamengo e Fluminense têm quatro jogadores brigando pelo posto de goleador do Carioca

Jogadores do Fla parabenizam companheiros convocados por Tite

Fluminense x Flamengo: Vote no BOLA MURCHA da partida

Flamengo eSports vence, garante liderença e joga últimas rodadas para “cumprir tabela” no CBLOL

Regata de treino do Flamengo terá cor diferente; clube lança nesta quinta nova coleção

NOTÍCIAS: PATROCÍNIO MASTER | JUNIOR URSO | RAFINHA ACEITA REDUÇÃO SALARIAL | TRAUCO PODE SAIR